PREMIADOS TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA SAÚDE COLETIVA
A aluna de enfermagem Camila Simões Ribeiro e o aluno de serviço social Cleodoberto Shakespeare Sanção Silva Mendonça, orientados pela professora do Departamento de Saúde Coletiva Magda Duarte dos Anjos Scherer em parceria com a professora Andreia de Oliveira do Departamento de Serviço Social, foram contemplados com o prêmio de melhores trabalhos de iniciação científica de suas sessões. O estudo de Camila intitula-se "Demandas e estratégias para a prática do farmacêutico na atenção básica" e o de Shake "A produção científica e a dimensão normativa da prática do assistente social na atenção básica de saúde".
As pesquisas são originárias de uma articulação interdepartamental e multiprofissional que envolve o Departamento de Serviço Social, o Departamento de Nutrição, através da professora Anelise Rizzolo, e o Departamento de Saúde Coletiva. Considerando o contexto de inserção do nutricionista, do assistente social e do farmacêutico na atenção básica, buscou-se estudar de forma comparada a produção de conhecimento e a orientação profissional existente para o trabalho dessas profissões, a partir das seguintes interrogaçães: quais são as orientações ou normatizações existentes? Quais as demandas de atuação para essas profissões? Quais os desafios e potencialidades para a prática profissional? Quais as demandas e estratégias das categorias profissionais para a sua inserção na atenção básica? E o que há na literatura que possa nos ajudar a responder essas indagações?
O resultado preliminar do estudo comparado intitulado A prática profissional do farmacêutico, do assistente social e do nutricionista na atenção primária de saúde no Brasil: uma análise exploratória da produção de conhecimento e da orientação profissional, realizado pelas três professoras, foi apresentado no Congresso da Associação Latina para Análise de Sistemas de Saúde - ALASS, realizado na Suíça, em setembro último, pela professora Magda Duarte dos Anjos Scherer.