Na semana de 12 à 16/03 aconteceu o X Seminário Internacional de Atenção Primária de Saúde - III Congresso Regional de Medicina Familiar em Cuba, Havana. O NASF Itapoã/Paranoá participou do evento e apresentou um painel que explicou a sua criação, história e avanços, bem como apontou as dificuldades em sua implantação. Outros grupos de NASF do Brasil também apresentaram suas experiências e debateram sobre o programa e sobre a estratégia saúde da família como um todo. O processo de troca de informações e vivências foi uma constante durante o Congresso e enriqueceu a participação.
Países da América Latina e principalmente o Brasil se fizeram presentes no evento e socializaram temas de extrema relevância na área da atenção primária de saúde. Várias salas, divididas por subtemas, apresentaram painéis orais e na parte externa do Palácio de Convenções havia uma ala direcionada a banners, que continham informações sobre as diversas experiências de trabalhos realizados pelos participantes.
Além da apresentação oral feita pelo NASF Itapoã/Paranoá, mais dois banners foram levados e socializados no Congresso contendo experiências interessantes feitas em conjunto com o PET/UnB, com adolescentes moradores da comunidade do Itapoã, estudantes da Universidade de Brasília e o NASF.
Poder conhecer de perto a realidade de um país que possui praticamente 100% de cobertura de sua população, onde a expectativa de vida chega a 80 anos entre as mulheres e todos tem o direito e possuem de fato um atendimento de saúde de qualidade foi grande motivador para que consigamos, cada vez mais, lutar para poder concretizar o mesmo no nosso país e comunidades onde estamos inseridos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário